PUBLICIDADE
Notícias

IBGE adotará nova versão de pesquisa sobre indústria

15:10 | 02/04/2014
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a divulgar, a partir de 7 de maio de 2014, os índices da produção industrial reformulados. Em nota divulgada nesta quarta-feira, 2, o instituto informou que a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) vai adotar, na nova versão, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.0. Hoje, a pesquisa tem como referência a CNAE 1.0. A troca promoverá mudança nas nomenclaturas e inclusão de produtos hoje não cobertos pela pesquisa.

A série atualizada contará com informações retroativas até janeiro de 2012. Além disso, os resultados já serão incorporados no cálculo das Contas Nacionais Trimestrais referentes ao primeiro trimestre de 2014 (e retroativos até 2013), que será divulgado no próximo dia 30 de maio.

Além da mudança na classificação das atividades, o IBGE também vai atualizar a amostra de setores, produtos e informantes da pesquisa, bem como a infraestrutura tecnológica dos instrumentos de coleta, apuração e análise dos indicadores.

Também haverá atualização na estrutura de ponderação dos índices, com base em estatísticas industriais recentes. Essa mudança é necessária, inclusive, para o projeto de implantação da Série de Contas Nacionais (referência 2010), outro projeto tocado pelo instituto.

Na próxima segunda-feira, 7 de abril, o IBGE divulgará nota técnica com os principais aspectos metodológicos adotados na PIM-PF reformulada.

TAGS