Participamos do

Coutinho alerta para possível escassez de energia no NE

10:20 | Abr. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, alertou nesta quarta-feira, 9, que a Região Nordeste se consolidará como importadora de eletricidade se investimentos em fontes alternativas de energia não forem intensificados. "O Nordeste é uma região que, se não investir e não viabilizar novas formas de geração, será uma região crescentemente importadora de energia. O potencial hídrico da região é limitado e pouco se pode fazer a mais na bacia do Rio São Francisco", afirmou em um café da manhã com parlamentares da região, na Câmara dos Deputados.

De acordo com Coutinho, o investimento em energia eólica é uma necessidade do Nordeste. "Esses investimentos ainda precisam de uma continuidade na medida que a região tem de fato uma questão de déficit de energia. A escassez e irregularidade das chuvas também requer cuidado no uso dos recursos hídricos da região", acrescentou.

O presidente do banco disse ainda que o Nordeste precisa se posicionar melhor e planejar um novo ciclo de investimentos de longo prazo na região, que também "capture" parte da indústria de bens de capital do País. "O Nordeste tem polos de cultura e de indústria criativa, e podemos pensar no desenvolvimento de novos paradigmas de geração de renda e emprego, com a participação da região nas indústrias e serviços do futuro", completou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente