Participamos do

CNI: consumidor mantém pessimismo com economia em abril

15:20 | Abr. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ânimo do consumidor brasileiro não apresentou melhora em abril, conforme o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado nesta segunda-feira, 28, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice registrou 108,7 pontos neste mês, mantendo quase o mesmo valor dos dois meses imediatamente anteriores. O Inec de abril ficou apenas 0,1% abaixo ao de março e ao de fevereiro. Na comparação com abril de 2013, o índice recuou 3%.

Apesar da estabilidade no quadro geral da pesquisa, o consumidor se mostrou mais confiante em relação à inflação e ao desemprego, que são um dos seis componentes da pesquisa realizada pelo o Ibope Inteligência, que ouviu 2.002 pessoas entre 10 e 14 de abril, em 140 municípios. Esses dois índices subiram 1,5% e 2,5%, respectivamente, em relação a março. Mas mesmo com a melhora, segundo a CNI, a preocupação com inflação e desemprego continua elevada: os índices encontram-se em 7,8% para a inflação e 11,3% para desemprego, abaixo do registrado em abril de 2013.

O índice se manteve estável em função de uma queda na expectativa da própria renda e de compras de bens de maior valor, que recuaram 1,9% em abril. A expectativa de renda ficou 2,4% abaixo do registrado em abril de 2013, enquanto o de compras de bens de maior valor está 1,1% acima na comparação com mesmo mês do ano passado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente