Participamos do

Chuvas de março ficaram mais próximas do normal

17:30 | Abr. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nesta tarde de quarta-fei ra, 2, uma nota com as avaliações do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) destacando que os valores de chuva registrados em março superaram os acumulados em janeiro e fevereiro. De acordo com o documento, as chuvas do mês passado ficaram mais próximas dos valores normais para o período, comparadas ao desempenho do primeiro bimestre de 2014.

Ainda assim, o CMSE informou que as chuvas de março foram irregulares e abaixo do padrão normal nas regiões Nordeste (26%) e Centro-Oeste/Sudeste (63%). Já nas regiões Sul (165%) e Norte (115%) as chuvas ficaram acima do padrão normal.

O documento de hoje repetiu que a probabilidade de ocorrer uma série de vazões pior que as registradas é "baixa". No mês passado, o CMSE havia alterado essa avaliação de "baixíssima" para "baixa", dando a entender que o risco hidrológico havia aumentado. "Não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia elétrica no País em 2014", reforçou o texto.

Para o CMSE, embora as bacias hidrográficas onde se situam os principais reservatórios continuem atravessando uma situação climática desfavorável - mesmo durante o atual período úmido -, o Sistema Interligado Nacional (SIN) dispõe das condições necessárias para o abastecimento do País.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente