Participamos do

Atividade do comércio recua em março

10:00 | Abr. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Indicador de Atividade do Comércio, divulgado nesta sexta-feira, 4, pela Serasa Experian, registrou queda de 3,3% em março ante fevereiro, já descontados os fatores sazonais. Na comparação com março de 2013, o movimento dos consumidores nas lojas do País recuou 1,6%.

 De acordo com economistas da Serasa Experian, o resultado da atividade do comércio no mês passado foi fortemente afetado pelo feriado do carnaval que, em 2014 caiu em março, e provocou a redução do fluxo dos consumidores nas lojas.

 Entre os segmentos varejistas, a maior queda observada em março na comparação com fevereiro ocorreu nas lojas de material de construção (-11%), seguido de veículos, motos e peças (-5,7%), e móveis, eletroeletrônicos e informática (-5,0%). Também acusaram retração em março os segmentos de combustíveis e lubrificantes (-3,5%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,7%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 Ainda segundo a Serasa Experian, no acumulado do primeiro trimestre de 2014, a atividade varejista cresceu 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, a alta é bastante inferior à registrada no primeiro trimestre de 2013, de 12,9%. Em nota distribuída à imprensa, a entidade disse que "o encarecimento do crédito, a alta da inflação e a baixa disposição dos consumidores em ampliar seus níveis de endividamento explicam o enfraquecimento do varejo na comparação interanual".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente