Participamos do

ACSP: vendas do varejo e inadimplência crescem em SP

18:50 | Abr. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas do varejo na capital paulista cresceram 7,9% em março em relação ao mês anterior. Já comparado ao mesmo mês em 2013, o aumento foi de 2,1%. Enquanto isso, a inadimplência cresceu 3,9% em comparação com março 2013 e caiu 4,1% ante fevereiro de 2014. As informações são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O crescimento acumulado do primeiro trimestre de 2014 registrou alta de 4,3% em relação ao mesmo período de 2013, mas, segundo o presidente da ACSP, Rogério Amato, esta alta "pode estar superestimada", uma vez que neste ano houve apenas um feriado até agora, o de carnaval contra os dois do ano passado no mesmo período, carnaval e Semana Santa.

As vendas a prazo tiveram um aumento de 13,3% em relação a fevereiro e 0,7% em comparação com março do ano passado. Elas foram puxadas pelo aumento na comercialização de produtos de tecnologia e eletrônicos da linha branca como aparelhos de ar condicionado e ventiladores por conta das altas temperaturas registradas no começo do ano. No trimestre, as vendas a prazo tiveram crescimento de 3,7% ante 2013.

As vendas à vista tiveram avanço de 2,4% em relação fevereiro e 3,5% ante março de 2013. No trimestre, o acumulado foi de 4,8%. Os maiores crescimentos foram nos segmentos de vestuário, farmácia e cosméticos, produtos de carnaval e o setor supermercadista.

Inadimplência

No trimestre, o crescimento da inadimplência foi de 5,2%. Já o Indicador de Recuperação de Crédito (IRC) teve queda de 2,7% em março ante fevereiro e alta de 3,3% em relação a março de 2013, o que aponta uma alta da inadimplência. Amato disse que essa alta é comum nos meses que se seguem ao carnaval. De acordo com ele, o crescimento do IRC de 5,6% no trimestre, um pouco acima da inadimplência, sinaliza um declínio desta a curto prazo, mas que ela pode deixar de cair no futuro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente