Participamos do

ACSP: vendas do comércio em SP cresceram 3,5%

16:20 | Abr. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
De acordo com balanço divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas do varejo na primeira quinzena de abril cresceram 3,5% em média, em relação ao igual período de 2013. Em comparação com a primeira quinzena de março, houve queda de 5,9% (sendo 8,9% nas vendas a prazo e 2,8% nas vendas à vista). Para Rogério Amato, presidente da ACSP, o resultado é sazonal, visto que março é um mês mais aquecido para o comércio.

Na primeira quinzena de abril, em relação ao mesmo período do ano passado, o Indicador de Movimento de Cheques (ICH) teve alta de 4,6%, puxada principalmente pelo bom desempenho dos supermercados com a venda de produtos de Páscoa. O feriado é a segunda melhor data para o setor, atrás apenas do Natal. Também se destacaram farmácia e perfumaria e, em seguida, o setor de roupas. Já o Indicador de Movimento do Comércio a Prazo (IMC) sinalizou aumento pouco expressivo de 2,4%.

Apesar do resultado positivo na primeira quinzena, o ritmo do comércio não deve se manter até o fim do mês. Para Amato, "essa alta é satisfatória mas não pode ser projetada para todo o mês de abril em razão do feriado prolongado na segunda quinzena, que pode provocar o êxodo do paulistano e o esvaziamento da cidade, afetando o comércio", pondera.

Inadimplência

O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), que mede volume de carnês em atraso, registrou alta de 7,3% na primeira quinzena de abril ante a primeira quinzena de março. Quando comparada com o mesmo período do ano passado, a inadimplência subiu 4,3%. De acordo com a ACSP, o resultado foi sazonal, uma vez que reflete as compras de Natal.

O Indicador de Recuperação de Crédito (IRC), que mostra o total de registros quitados ou renegociados, teve alta de 17% em abril ante o início de março. O desempenho se deve às facilidades de renegociação de dívidas. Quando comparado com a primeira metade de abril de 2013, o IRC subiu 6,4%. O fato de ter sido mais alto que o IRI pode ser interpretado como prognóstico de leve baixa na inadimplência.

O Balanço de Vendas da ACSP é baseado numa mostra de dados de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente