Participamos do

Aço encareceu veículos dentro do IPP de fevereiro

10:20 | Abr. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O aumento no preço do aço ao longo dos últimos meses impulsionou o resultado das atividades de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e de veículos automotores em fevereiro, segundo Alexandre Brandão, gerente do Índice de Preços ao Produtos (IPP) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os fabricantes parecem ter, enfim, repassado a elevação de custos com o insumo na produção de automóveis e eletrodomésticos.

A atividade de máquinas, aparelhos e materiais elétricos - que compreende os eletrodomésticos - teve alta de 1,77% nos produtos na porta de fábrica em fevereiro. O segmento de veículos automotores aumentou 0,65%. "Eles (os fabricantes) acharam que era oportunidade de repassar (aos produtos) esses custos, que foi meio de altos e baixos no ano passado. Então o setor segurou preços, mas agora em fevereiro foi o momento de recolocar", explicou Brandão.

O segmento de metalurgia registrou em fevereiro a maior alta de preços acumulada em 12 meses da série do IPP, iniciada em dezembro de 2010. A taxa foi de 10,54%. Em fevereiro, a atividade de metalurgia manteve o ritmo de aumento, com alta de 0,81% nos preços, após já ter registrado elevação de 4,30% em janeiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente