Participamos do

Produção industrial foi melhor em fevereiro, diz CNI

15:10 | Mar. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Fevereiro foi melhor que janeiro para a indústria brasileira. É isso que aponta o estudo Sondagem Industrial, divulgado na tarde desta quarta-feira, 26, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador de evolução da produção fechou o mês passado com 48,3 pontos; ante 47,4 pontos em janeiro. O indicador varia no intervalo entre zero e cem, sendo que números acima de 50 pontos indicam aumento da produção frente ao mês anterior. Indicador abaixo dos 50 pontos significa queda.

Fevereiro, portanto, continuou no território negativo - abaixo de 50 pontos -, mas a queda na produção no mês passado em relação a janeiro foi menos intensa que a retração registrada em janeiro na comparação com dezembro. A marca de 48,3 pontos também foi melhor que os 46,1 pontos registrada em fevereiro do ano passado.

A utilização da capacidade instalada (UCI) aumentou de 70%, em janeiro; para 72%, em fevereiro. A UCI efetiva em relação à UCI usual ficou em 44,7 pontos em fevereiro; ante 43,0 pontos, em janeiro. "Menos distante da linha divisória dos 50 pontos", comemora a CNI.

A pesquisa Sondagem Industrial aponta também que os estoques de produtos finais efetivos em relação ao planejado ficaram em 49,9 pontos em fevereiro; ante 49,2 pontos em janeiro. O indicador sobre o número de empregados marcou 48,9 pontos no mês passado; ante 48,0 pontos em janeiro.

Na elaboração do estudo, foram apuradas também as expectativas para os próximos seis meses sobre demanda, quantidade exportada, compras de matéria-prima e número de empregados. Nessa contagem das perpectivas para o futuro próximo, o indicador da CNI considera a percepção de março dos industriais consultados em relação ao entendimento apurado em fevereiro. Sobre demanda, o indicador ficou em 57,9 pontos, exatamente o mesmo patamar do mês passado. Também ficaram estabilizados em relação ao mês anterior os indicadores de expectativa de quantidade exportada (53,1 pontos) e de compras de matéria-prima (55,6 pontos). Sobre número de empregados, o indicador de março alcançou 51,8 pontos; ante 51,1 pontos, em fevereiro.

A pesquisa Sondagem Industrial foi realizada entre 6 e 18 de março. Foram consultadas 2.085 empresas, sendo 812 de pequeno porte, 770 médias e 503 de grande porte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente