Participamos do

Produção de automóveis caiu 18,2% em janeiro, diz IBGE

11:20 | Mar. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A produção de automóveis apresentou recuo de 18,2% em janeiro, na comparação com janeiro do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado puxou a queda de 5,4% na produção de bens duráveis no período.

A redução na fabricação de automóveis pode ser já um reflexo da diminuição nas exportações brasileiras para a Argentina, mas ainda não é possível mensurar esse impacto, avaliou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

"A gente não sabe exatamente o quanto isso foi impactado (pela redução nas exportações para a Argentina). A questão de nível de estoque é algo importante, isso leva a um ritmo de produção mais moderado do setor, tentando regular a produção corrente com o estoque existente", justificou Macedo.

Na direção oposta, a fabricação de caminhões teve um aumento de 8,7% em janeiro, em relação a janeiro de 2013. "Caminhões vão na contramão desse resultado de automóveis", apontou o gerente do IBGE.

Como resultado, o setor de bens de capital teve expansão de 2,5% em janeiro ante janeiro do ano passado. "A categoria de bens de capital cresce há 13 meses. A produção cresceu durante todo o ano de 2013, mais em janeiro de 2014", lembrou o pesquisador.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente