Participamos do

Pedidos de falência crescem 51% em fevereiro, diz Serasa

10:40 | Mar. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Indicador de Falências e Recuperações, divulgado nesta quinta-feira, 6, pela Serasa Experian, mostrou que em fevereiro de 2014 foram efetuados 151 pedidos de falência em todo País, contra 100 requerimentos no mesmo mês do ano passado, o que representa um aumento de 51%.

A alta é expressiva devido à base de comparação mais baixa. Desde 2005, quando entrou em vigor a nova Lei de Falências, o mês com o menor número de requerimentos foi fevereiro do ano passado.

Dos 151 requerimentos de falência registrados em fevereiro, 77 foram feitos por micro e pequenas empresas, 31, por médias e 43, por grandes corporações. Em janeiro de 2014, o total foi de 124 pedidos. Nesta comparação, a alta registrada no mês passado foi de 21,8%.

Para os economistas da Serasa Experian, o aumento do custo financeiro para as empresas, tendo em vista as sucessivas elevações da taxa Selic, a alta do dólar e o baixo dinamismo da economia têm prejudicado a saúde financeira das empresas. Este cenário contribui para as elevações tanto nos pedidos de falências quanto nos requerimentos de recuperações judiciais neste início de ano, segundo os especialistas da instituição.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente