Participamos do

Movimentação de mercadorias cresceu 39% no Pecém

17:15 | Mar. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O crescimento sobre a movimentação de mercadorias no Porto do Pecém foi de 39% nos dois primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano a movimentação atingiu 1,06 milhão de toneladas (t), contra 766 mil registradas no ano passado.

Cerca de 83 navios operaram no porto, que é administrado pela Cearáportos, ficando com granel sólido o grande destaque, com movimentação de 422 mil t. Esse número representa variação positiva de 476% em relação ao mesmo período do ano passado. No transporte de longo curso foram exportadas 48 mil t de combustíveis minerais e 17 mil de frutas. Já nas importações os principais destaques foram os combustíveis minerais com 432 mil t e os produtos siderúrgicos com 93 mil.

Nas exportações através da cabotagem os principais produtos movimentados foram: combustíveis minerais, com 24 mil t; e gesso/cal/cimento com 17 mil. Nas importações, também por cabotagem, os produtos siderúrgicos registraram 15 mil t e os cereais 7.8 t.
Na movimentação de frutas, destaca-se o crescimento das exportações para a Grã Bretanha, uma novidade que registrou o mesmo índice (30%) dos produtos exportados para a Holanda, líder das estatísticas até então. A Espanha contribuiu com 13%, os Estados Unidos com 10 e a Itália com 7%.

Novidade registrada também foi o crescimento do percentual de frutas originárias do Ceará, com participação de 61.2 %, seguido pelo Rio Grande do Norte (38.5). No total foram movimentadas 12 mil t de melão, 2.4 mil de castanha e 1.6 de melancia.

Redação O POVO Online, com informações da Cearáportos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente