Participamos do

Intenção de consumo das famílias cai em março

A queda foi mais forte que a registrada em fevereiro. O último resultado positivo registrado foi em dezembro de 2012
10:40 | Mar. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 3,3% em março ante fevereiro, para 125,5 pontos, informou nesta terça-feira, 18, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com março de 2013 houve queda de 5,1% - mais forte do que a retração de 4,2% registrada em fevereiro. Nessa base de comparação, o último resultado positivo foi em dezembro de 2012.

 

"Alta mais forte do nível de preços no mês, manutenção de um elevado nível de endividamento e crédito mais caro mantiveram a intenção de consumo em um ritmo inferior", explicou a CNC em nota. O relatório ressalta, porém, que o índice mantém-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), "indicando um nível favorável".

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Todos os componentes do ICF apresentaram queda, tanto na comparação anual quanto na mensal. "Mesmo estando ainda em um patamar favorável, os índices relacionados ao emprego e à renda também refletiram um menor otimismo das famílias com o mercado de trabalho", diz a nota da CNC, referindo-se à comparação mensal.

 

Os motivos citados como causas da queda do ICF na comparação anual são os mesmos vistos no quadro mensal: inflação, endividamento e maior custo de crédito.

 

A queda mensal do ICF foi puxada pelas famílias de menor renda. A intenção de consumo das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos recuou 3,5% ante fevereiro. As famílias com renda acima de dez salários mínimos também apresentaram retração (-2,4%). O índice das famílias mais ricas encontra-se em 129,9 pontos, e o das demais, em 124,7 pontos, informou a CNC.

Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente