Participamos do

Inadimplência de empresas recua em fevereiro, diz Serasa

09:10 | Mar. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A inadimplência das pessoas jurídicas caiu 14,8% em fevereiro em relação a janeiro, informou nesta sexta-feira, 28, a Serasa Experian. Na comparação com o mesmo mês de 2013, houve avanço de 7,6%. Na comparação bimestral, o aumento da inadimplência das empresas nos dois primeiros meses de 2014 foi de 9,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em nota, economistas da Serasa Experian atribuem a queda no resultado mensal ao menor número de dias úteis em fevereiro. Segundo eles, os avanços comparativos em relação ao ano anterior e ao primeiro bimestre de 2013 revelam que as empresas estão com maior dificuldade em honrar seus compromissos neste ano de 2014. "O baixo dinamismo da economia e o custo financeiro mais alto neste ano, devido às sucessivas elevações nas taxas de juros que vem ocorrendo desde abril do ano passado, são fatores que justificam o aumento da inadimplência das empresas na comparação interanual", afirmam.

De acordo com a Serasa, de janeiro para fevereiro, os títulos protestados e as dívidas com os bancos foram os principais responsáveis pela queda do indicador em fevereiro de 2014, com variações negativas de 29,4% e 18,9% respectivamente. Os cheques sem fundos também apresentaram queda de 12,2% no mesmo período. As dívidas não bancárias (junto a cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadores de serviços em geral) foram as únicas que registraram avanço (0,7%).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente