Fizemos um test drive no novo modelo da Fiat
O designer gráfico do O POVO, de 1,92 m de altura, testou o pequeno veículo produzido no México. Além disso, o carro permaneceu em testes com a equipe do jornal durante três semanasO modelo 500 Cabrio é o mesmo que chega aos Estados Unidos, que acompanha airbags laterias e duplos, seguindo as normas da legislação norte-americana. O preço sugerido pela montadora para a versão que testamos - a completa -, é R$ 64.230, que é considerado o sem capota mais barato do mercado brasileiro.
Apesar de não ser um carro para a família, traz o prazer de dirigir um veículo automático, com direção elétrica, confortável interior e muito seguro.
Traz freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência hidráulica (BAS); controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR); sistema de auxílio de partida em aclives (Hill Holder); piloto automático, além de sensor de estacionamento e faróis com regulagem de altura.
Motor 1.4 16v
O 500 Cabrio só é oferecido com câmbio automático de seis marchas. Tem engate suave e a opção de troca de marchar manual. Apesar do bom fôlego, não espere empolgante arrancada e retomada do motor 1.4 Multiair Flex 16v e 105 cv de potência. Consumo estimado é de 9 quilômetro por litro (km/l), em média, com gasolina. A estimativa é de cair para cerca 6 km/l com etanol. Para dirigir mais esportivamente, o 500 disponibiliza a função Sport. A promessa é de fazer 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e chegar a 179 km/h.
O novo motor foi desenvolvido e calibrado pela equipe de Engenharia Powertrain da Fiat em Betim (MG). O grande desafio para o desenvolvimento do motor bicombustível, conforme a Fiat, foi o aumento da taxa de compressão (que cresceu em 8%) e a nova abordagem em relação à admissão do ar, controlada eletronicamente através das válvulas de admissão, uma tecnologia diferenciada do MultiAir.
Nostálgico e Moderno
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineLançado em 1957, o 500 deu início à motorização da Itália. Após releitura em 2007, ganhou a versão conversível em 2009. A capota desce até atrás, como um imenso teto solar, mas as laterais não descem. Objetivo é dar mais sustentação ao carro, inclusive, para circular em vias menos conservadas - as nossas. Dá para abrir e fechar a capota com até a 80 km/h. É charmoso por fora e por dentro também. Banco de couro em vermelho e branco, direção retrô, console central de fácil acesso e uso. Sistema multimídia com várias funções e comando de voz para alguns comandos. Há quem ache a nova grafia do painel de instrumentos confusa. Eu não achei, inclusive a mistura de motivos analógicos e digitais mantém a lógica e a harmonia da proposta do carro de ser antigo e moderno ao mesmo tempo.
Números
64,2 MIL REAIS é o preço aproximado do 500 Cabrio, considerado o conversível mais barato do Brasil
Multimídia
Confira galeria de fotos do Fiat 500 Cabrio
http://bit.ly/1qN8Nmg
Veja vídeo com imagens do Fiat 500 Cabrio
<iframe width="450" height="253" src="//www.youtube.com/embed/zJOpjyQmEqo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente