Participamos do

CNI: capacidade instalada em janeiro foi de 82,7%

12:00 | Mar. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A utilização da capacidade instalada na indústria de transformação ficou em 82,7% em janeiro, segundo os dados divulgados nesta terça-feira, 11, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em dezembro, o indicador estava em 82,1% e em janeiro de 2013, em 83,5%. Os dados estão dessazonalizados.

O nível da capacidade instalada em janeiro é o maior desde abril de 2013 pela série com ajustes sazonais, informou ainda a CNI. O uso do parque fabril cresceu na comparação com janeiro de 2013 em 10 dos 21 setores pesquisados, mostrando um comportamento heterogêneo da indústria. Os setores que tiveram alta da UCI foram bebidas, têxteis, madeira, celulose e papel, derivados de petróleo e biocombustíveis, químicos, máquinas e materiais elétricos, outros equipamentos de transporte, móveis e produtos diversos.

Os números mostram que a indústria cresceu em janeiro e com a atividade mais aquecida no início de 2014, o ritmo de crescimento do emprego aumentou. As vendas reais, medidas pelo faturamento do setor, cresceram 1,6% ante dezembro de 2013 e 2,4% na comparação com janeiro de 2013.

As horas trabalhadas na produção aumentaram 1,4% em janeiro em relação ao mês anterior, mas tiveram queda de 0,9% quando comparadas com janeiro de 2013. O emprego aumentou 0,3% em relação a dezembro e teve expansão de 1,5% ante janeiro do ano passado. A massa salarial real subiu no mês passado 0,9% em relação a dezembro de 2013 e 6,7% ante janeiro do ano passado.

O faturamento foi o único indicador industrial que cresceu em janeiro de forma disseminada entre todos os setores da indústria de transformação quando comparado com janeiro de 2013. Apenas cinco setores não apresentaram crescimento do faturamento: bebidas, derivados de petróleo e biocombustíveis, produtos de metal, veículos automotores e móveis, segundo os dados da CNI.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente