Participamos do

Ciclo de aperto do BC pode ter acabado, diz Tendências

11:20 | Mar. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de fevereiro, divulgada pelo Banco Central nesta quinta-feira, 6, deixa espaço para mais uma elevação de 0,25 ponto porcentual na taxa básica de juros (Selic) na reunião de abril. O aumento, no entanto, vai depender dos dados de inflação e câmbio divulgados até lá, avalia a economista e sócia da Tendências Consultoria Integrada, Alessandra Ribeiro. "Se tivermos cenário favorável de câmbio e inflação, avalio que o BC já encerrou o ciclo", destaca.

"O fato de não ter grandes mudanças na parte sobre implementação da política monetária sugere que o Banco Central quer deixar o espaço aberto para mais um ajuste, se necessário, dependendo dos dados", reforçou Alessandra. "Os sinais, embora sutis, mostram que o ajuste está próximo do fim, só com uma eventual alta derradeira em abril, se algo de câmbio ou inflação sair um pouco do controle", diz a economista.

Alessandra destaca, entre as mudanças da ata, dois pontos principais: a avaliação "ligeiramente melhor com relação à inflação ao destacar alguma moderação" e a adição da palavra "cumulativos" para se referir aos efeitos da política monetária. "Ao colocar o termo 'cumulativos', querem mostrar que já foi feito um grande esforço e que isso terá efeito ao longo do tempo", avaliou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente