Participamos do

Varejo cresceu 0,5% em janeiro, diz a Boa Vista Serviços

11:20 | Fev. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O movimento do comércio brasileiro subiu 0,5% em janeiro na comparação com dezembro, descontados os efeitos sazonais. De acordo com o indicador da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em relação a janeiro do ano passado foi registrado aumento de 5,4% no comércio varejista nacional. No valor acumulado em 12 meses, houve alta de 2% na comparação com os 12 meses anteriores, de fevereiro de 2012 a janeiro de 2013.

Segundo a Boa Vista, o resultado de janeiro sugere uma perspectiva mais favorável para o setor em 2014, mesmo com "a expectativa de manutenção do cenário econômico e, consequentemente, uma tendência de crescimento modesta para o varejo". No ano passado, o varejo sofreu desaceleração das taxas de expansão. O indicador tem como base o número de consultas dos comerciantes à base de dados da Boa Vista.

O setor de supermercados, alimentos e bebidas foi o que contribuiu positivamente para a expansão do indicador em janeiro ante dezembro, ao registrar alta de 2%. Os outros três segmentos pesquisados registraram queda, com destaque para móveis e eletrodomésticos, que teve retração de 2,2%. Também apresentaram queda na comparação de janeiro ante dezembro tecidos, vestuários e calçados (-1,5%) e combustíveis e lubrificantes (-1,2%)

Já na comparação de janeiro com janeiro de 2013, os quatro setores mostraram evolução, com destaque para combustíveis e lubrificantes, que tiveram alta de 7%. O setor de supermercados, alimentos e bebidas teve expansão de 5,2%. Já o de móveis e eletrodomésticos aumentou 3,8% e o de tecidos, vestuários e calçados registrou alta de 2,5%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente