Participamos do

Taxas para operações de crédito sobem em janeiro

O resultado é um reflexo do aumento da selic
10:10 | Fev. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As taxas de juros das operações de crédito no Brasil subiram em janeiro tanto para pessoa física como para pessoa jurídica, indicou pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 10, pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Segundo  Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos econômicos da Associação, o resultado reflete o aumento da taxa básica de juros da economia promovida pelo Banco Central no dia 15 de janeiro, quando a Selic passou para 10,50% ao ano.

 

De acordo com o levantamento, a taxa de juros média geral para pessoa física aumentou de 5,60% ao mês em dezembro de 2013 para 5,65% ao mês em janeiro deste ano. O que equivale a uma variação de 92,29% para 93,39% ao ano.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No mesmo período, a taxa média aplicada para empresas avançou de 3,25% para 3,29% ao mês. Ou seja, um aumento da taxa de  46,78% para 47,47% ao ano. Nos dois casos, o índice em janeiro é o maior desde setembro de 2012.

 

Das nove linhas de crédito de comércio e bancos pesquisados pela Anefac, oito tiveram alta na passagem de dezembro para janeiro, e apenas o cartão de crédito se manteve estável. A taxa média do cheque especial, por exemplo, passou de 7,97% ao mês (150,98% ao ano) em dezembro para 8,03% ao mês (152,66% ao ano) em janeiro.

 

Em nota, Oliveira afirma que o cenário atual de pressão inflacionária deve levar o Banco Central a elevar novamente a Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, no fim de fevereiro, para tentar aproximar a inflação do centro da meta de 4,5%. "Por conta disso é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a subir nos próximos meses".

 Redação O POVO Oline com informações da Agência Estado 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente