Participamos do

S&P revisa perspectiva de rating da Turquia

14:50 | Fev. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A agência de classificação de risco Standard & Poor's revisou a perspectiva do rating soberano BB+ da Turquia de estável para negativa, citando as dificuldades econômicas do país, apesar da projeção de crescimento positivo do Produto Interno Bruto (PIB) turco em 2014 e 2015.

Segundo a S&P, o declínio nas reservas do país para cobrir a necessidade de financiamento externo é uma fraqueza significativa. "Também acreditamos que o cenário de política econômica da Turquia está se tornando menos previsível e que isso pode pesar sobre a economia e a perspectiva de crescimento de longo prazo", afirmou a agência, em relatório.

Na avaliação da S&P, as políticas fiscal e monetária do país o deixaram vulnerável ao aperto das condições externas. A agência revisou a projeção de crescimento do PIB turco para 2,2% em 2014 e 2015, de 3,4% previsto anteriormente, e frisou que as dinâmicas desfavoráveis das taxas cambial e de juros podem pressionar mais essa previsão.

O relatório destacou ainda a falta de independência do Banco Central da Turquia. "Acreditamos que qualquer restrição à independência e transparência do Banco Central da Turquia representa um risco a uma economia que tradicionalmente depende de financiamento externo", afirmou a S&P.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente