Participamos do

Rosenberg espera IPCA do mês abaixo do IPCA-15

10:00 | Fev. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) de fevereiro, divulgado nesta sexta-feira, 21, mostra uma descompressão relevante nos preços de alimentos, que registraram variação de 0,52% no índice de fevereiro ante 0,96% em janeiro. Se o grupo continuar a mostrar um recuo maior do que o esperado, como já é observado, o IPCA fechado do mês deve vir abaixo do registrado na leitura da primeira quinzena, avalia o economista Leonardo França Costa, da Rosenberg & Associados.

A projeção do economista é de que o IPCA fechado de fevereiro registre variação de 0,62%, contra alta de 0,70% no IPCA-15, resultado em linha com a expectativa da consultoria. "Alimentos e Bebidas desaceleraram bem em razão do comportamento de leguminosas, raízes e carnes. Imaginamos um IPCA fechado um pouco mais fraco até pelos resultados de outros índices como IGPs e Fipe", apontou.

"Mas para março, se a seca continuar, podemos ter uma surpresa para cima", destacou, afirmando que as condições climáticas podem alterar a trajetória observada em fevereiro para alimentos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente