Participamos do

PIB britânico deve crescer 2,5% no ano, diz NIESR

03:00 | Fev. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A economia do Reino Unido deve crescer 2,5% neste ano, com a produção retornando no terceiro trimestre aos níveis registrados antes da recessão, publicou o Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Social (NIESR, na sigla em inglês) em sua revisão trimestral. Três meses antes, o NIESR projetava um crescimento econômico de 2% em 2014.

O centro de pesquisa também afirmou que o desemprego deverá recuar para abaixo da marca de 7% nos próximos meses, estabelecido como um dos fatores necessários para que o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) comece a elevar os juros. A inflação deve continuar acima da meta de 2% do banco central.

Dados oficiais mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 1,9% em 2013, na maior marca em seis anos.

No entanto, o crescimento não é equilibrado entre os setores da economia. Simon Kirby, principal pesquisador no centro, disse em coletiva de imprensa que os gastos dos consumidores têm sustentado a recuperação econômica, mas que a balança comercial deve continuar a ser um empecilho para o crescimento do PIB nos próximos anos.

A produtividade também permanece como um problema para a economia britânica, uma vez que o nível de produção por trabalhador não está crescendo tão rapidamente quanto o nível de emprego, afirmou Kirby. No entanto, o NIESR espera que esse problema se resolva por si só à medida que a taxa de desemprego se estabilize ao redor de 6%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente