Participamos do

Moody's eleva perspectiva da Itália para estável

14:10 | Fev. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Moody's elevou a perspectiva para o crédito soberano da Itália para estável, de negativo, e ao mesmo tempo manteve o rating do país em Baa2. A modesta melhora no sentimento levou a agência de classificação de risco a fazer em relação ao rating da Espanha em dezembro do ano passado.

"O primeiro fator sustentando a mudança na perspectiva para está é a resiliência da força financeira do governo italiano, evidente na antecipação da estagnação relação dívida pública/PIB de 2014", disse a agência em nota divulgada. O comentário é referência ao fato de o custo de financiamento da dívida ter atingido sua mínima histórica, com o juro do título do Tesouro tendo caído para 0,676% no leilão de quarta-feira de 8 bilhões em papéis de um ano

A relação dívida/PIB, em 133%, ainda precisa recuar e o governo pretende lançar uma campanha de privatização e de repressão contra a evasão fiscal de contas no exterior para reduzir o fardo da dívida do país.

A Moody's classificou a Itália como AAA até 1991 e retirou o último A do rating do país em meados de 2013.

A Standard & Poor's classifica a Itália como BBB, com perspectiva negativa e irá anunciar uma nova decisão de rating em 6 de junho. Fonte: Dow Jones Newswire.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente