Participamos do

MME reitera segurança no abastecimento de energia

17:10 | Fev. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Ministério de Minas e Energia (MME) reiterou em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, 10, que o abastecimento de energia elétrica do País está assegurado. De acordo com o MME, o sistema possui equilíbrio estrutural entre oferta e demanda.

"Apesar das adversidades climáticas que o País enfrenta com a consequente redução da afluência hídrica aos reservatórios de usinas hidrelétricas, o fornecimento de energia elétrica do País está assegurado em quantidade e qualidade necessárias ao adequado atendimento de todos os consumidores", diz a nota. O ministério reafirma que o governo contrata energia adicional nos leilões de reserva para atender ao crescimento do mercado. "Esses critérios de planejamento fazem com que haja sempre um excedente de energia, o que garante um suprimento mesmo com eventuais atrasos de algumas obras de geração."

O órgão informa que o mesmo planejamento é levado em conta na área de transmissão, o que garante um nível de segurança mesmo em caso de eventuais atrasos de obras. Segundo o ministério, a capacidade instalada de geração no País atualmente é de 127 mil MW, dos quais 45 mil MW foram instalados após 2003. Dos 116 mil quilômetros de linhas de transmissão em operação, 40 mil também foram construídos nos últimos 11 anos. "Graças à forte expansão da capacidade de geração e transmissão, o sistema elétrico brasileiro tem equilíbrio estrutural entre oferta e demanda, o que representa segurança para o abastecimento do País."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente