Participamos do

Líder do DEM classifica PIB de 2013 como 'medíocre'

11:50 | Fev. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Na avaliação do líder do DEM na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), o crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013, demonstra que o País "está parado". "Um crescimento medíocre, abaixo da maioria dos países da América Latina e do BRICS. É lamentável que o mundo esteja crescendo a 3% e toda vez que o Brasil entra na conta é para puxar a média para baixo", comentou o líder, após divulgação do dado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 27.

Em nota distribuída pela assessoria de imprensa da bancada na Casa nesta manhã, Mendonça Filho afirma que o governo Dilma Rousseff não conseguiu "tirar o País da inércia econômica" nos últimos três anos. "O governo corroeu todos os fundamentos econômicos de anos de política responsável. Estamos convivendo com inflação elevada, baixo crescimento e os juros mais altos do mundo", acrescentou.

Mendonça Filho atacou também as medidas adotadas nos últimos anos pela equipe econômica. De acordo com ele, a credibilidade do Brasil no mercado internacional foi derrubada e o retorno da taxa de juros ao mesmo patamar de 2010 "demonstra os desacertos da política". Ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto porcentual, passando para 10,75% ao ano. Foi o oitavo aumento seguido.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente