Participamos do

Letônia deve liderar crescimento da UE em 2013

14:30 | Fev. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Letônia, recém-chegada à zona do euro, registrou crescimento de 0,7% no quarto trimestre de 2013, informou a agência nacional de estatísticas do país. O número representa uma forte desaceleração em relação ao crescimento de 1,2% no terceiro trimestre, mas analistas ainda afirmam que a Letônia deve liderar o crescimento entre os países da União Europeia.

A economista Lija Strasuna, do Swedbank, disse que a desaceleração "significa que em 2013, no geral, a economia cresceu 4,0%". Apesar de a performance do trimestre passado ter sido a pior desde os primeiros três meses de 2011, a economista disse que "não há motivo para pânico" e previu forte crescimento para este ano.

"O Swedbank prevê crescimento de 4,8% em 2014", disse ela, citando a recuperação na UE em geral como o principal motivo para a melhora prevista.

Depois de dois anos como a economia com maior crescimento da UE, o ministro de Finanças da Letônia, Andris Vilks, disse hoje que os números de 2013 sinalizam que o país permaneceu no topo do bloco. Ele projetou "fluxos mais fortes de investimento e comércio exterior" com a entrada do país na zona do euro em janeiro. Segundo a estimativa do Ministério, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,1% em 2013, ante 5,0% em 2012. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente