Participamos do

Juros em janeiro são os maiores desde março de 2012

12:30 | Fev. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, informou que a taxa de juros cobrada nos financiamentos com recursos livres para pessoas físicas, de 39,9% ao ano em janeiro, é a maior desde março de 2012. A taxa de 30,7% ao ano para todas as operações com recursos livres - incluindo pessoas físicas e jurídicas - também é a mais alta desde o terceiro mês de 2012.

Os consumidores brasileiros também pagaram no início de 2014 a taxa de juros do cheque especial mais alta desde junho de 2012. A taxa para essa modalidade de crédito, de 154% ao ano, é a maior desde junho de 2012, quando estava em 156,7% ao ano.

Segundo Túlio Maciel, os níveis de taxas de juros mais elevados tendem a se movimentar mais. "Quando a taxa básica se movimenta, essas taxas mais altas têm maior oscilação", afirmou.

Na modalidade de crédito para empresas, Maciel destacou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cujos financiamentos para empresas cresceram 1,5% em janeiro na comparação com dezembro, para R$ 522,362 bilhões.

"Parte da carteira está vinculada à taxa de câmbio, que tem se desvalorizado nos últimos meses. Isso influencia o crescimento do crédito de investimento", explicou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente