Participamos do

Fed deve ser paciente ao cortar estímulos, diz Rosengren

04:00 | Fev. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de Boston, Eric Rosengren, afirmou nesta quinta-feira que a fraqueza subjacente do mercado de trabalho e a baixa inflação fortalecem a teoria de que um aumento da taxa de juros não deve acontecer no curto prazo.

"Acredito firmemente que os formuladores de políticas monetárias devem permanecer bastante pacientes no corte de estímulos", disse Rosengren, de acordo com o texto de um discurso a ser feito em Sarasota, na Flórida. O presidente do Fed de Boston afirmou que essa é uma questão importante porque a taxa de desemprego deve se aproximar dos 6,5%, que é apontado como nível que determinará uma aumento da taxa de juros. Atualmente, a taxa de desemprego está em 6,7%.

"As condições do mercado de trabalho permanecem muito longe de onde eles deveriam estar para justificar um aumento da taxa de juros", disse Rosengren.

O presidente do Fed de Boston tem sido um dos maiores defensores da adoção de medidas agressivas para ajudar a estimular o crescimento e reduzir o desemprego. Em dezembro, Rosengren fez considerações relevantes sobre o corte do programa de estímulos promovido pelo Fed. Ele argumentou que com a inflação abaixo da meta de 2% e com a taxa de desemprego ainda elevada, o Fed poderia facilmente ter mantido o ritmo do seu programa de compra mensal de ativos por mais tempo.

Além disso, Rosengren disse que a queda inesperadamente rápida da taxa de desemprego esconde o fato de que as medidas mais amplas de desemprego não estão indo tão bem. "Enquanto a taxa de desemprego tradicional é uma medida importante, o seu declínio não captura as dificuldades mais amplas no mercado de trabalho que estão sendo sentidas por tantos norte-americanos", observou o presidente do Fed de Boston.

"Diante dos números de inflação e do mercado de trabalho, a política monetária deve continuar a ser altamente acomodatícia", afirmou Rosengren. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente