Participamos do

Classe C brasileira: 18º país do mundo em consumo

O estudo mostra que a classe média está mais concentrada nas regiões: Sudeste do Brasil (43%), Nordeste (26%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (8%).
12:20 | Fev. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 18, pela Serasa Experian e pelo Instituto Data Popular, se a classe média do Brasil equivalesse a um país ela seria 18º lugar em consumo e o 12º em população. Os dados indicam que a classe C gastou mais de R$ 1,17 trilhão e movimentou 58% do crédito no Brasil em 2013. Sendo que 28% deste público se concentra no Nordeste, ficando atrás apenas do Sudeste com 43%.


Para realizar a pesquisa “Faces da Classe Média”, famílias com renda per capita, por pessoa, variando de R$ 320 a R$ 1.120 foram consideradas na categoria classe C. Ou seja, 108 milhões de brasileiros entraram nesta avaliação e a previsão para 2023 é de que este número aumente para 125 milhões de pessoas.


O estudo também indicou que a classe média brasileira pretende consumir em 2014: 8,5 milhões em viagens nacionais e 3,2 em internacionais; 6,7 mi em aparelhos de TV e 4,8 de geladeiras; 4,5 mi de tabletes e 3,9 de smartphones; 3 mi de carros e 2,5 de casas ou apartamentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Critérios


Os critérios utilizados para realizar a pesquisa foram os seguintes:


- Dividiu-se a classe média em grupos: promissores (19%), batalhadores (39%), experientes (26%) e empreendedores (16%).


- Os promissores representam o grupo da população jovem e dos formadores e opinião.


- Os batalhadores são aqueles que saíram da classe D e passaram a ter emprego com registro em carteira.


- Os experientes são predominantemente chefes de família aposentados e com baixa escolaridade.


- E os empreendedores são classificados como “a classe A da classe C”, ou seja, aqueles que acreditam no poder do próprio negócio.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente