Imóveis no Reino Unido alcançam maior valor desde 2008
O preço médio dos imóveis no Reino Unido foi de 175.826 libras em dezembro (US$ 288.988), alta de 8,4% sobre dezembro de 2012 e de 1,4% sobre novembro. O crescimento na comparação anual foi o mais rápido desde junho de 2010 e na comparação mensal o maior salto desde agosto de 2009.
"Parte da explicação para a aceleração do crescimento dos preços dos imóveis é que o lado da oferta do mercado não acompanhou o ritmo de alta na demanda, apesar de o número de compradores permanecer fraco para padrões históricos", afirmou o economista-chefe da Nationwide, Robert Gardner.
A instituição também informou que os preços subiram no quarto trimestre em todas as 13 regiões pelo segundo trimestre consecutivo. Esse movimento foi essencial para que o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) anunciasse recentemente a retirada do apoio a empréstimos hipotecários no programa de financiamento de empréstimos (FLS, em inglês).
O presidente do BoE, Mark Carney, disse na época que o mercado imobiliário não precisava do apoio adicional do governo, já que a atividade e os preços ganharam força.
O economista-chefe do Nationwide explicou que o acesso aos imóveis está sendo sustentado pelas taxas de juros a níveis muito baixos, mas que se a demanda continuar a avançar mais rapidamente que a oferta nos próximos trimestres as famílias podem ter dificuldades em comprar imóveis. Fonte: Dow Jones Newswires.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente