Participamos do

Demanda por crédito cai 0,3% em 2013, diz Boa Vista

11:40 | Jan. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A combinação das atitudes de maior cautela do consumidor na contratação de crédito e de maior rigor dos bancos na seletividade dos clientes resultou na diminuição da demanda por financiamentos no ano passado. A queda, segundo a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), foi de 0,3% na comparação com 2012.

Em dezembro, mês historicamente favorável às vendas do comércio varejista, o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito recuou 1,5% em relação a novembro, já descontados os efeitos sazonais.

"O resultado, praticamente estável, já era esperado, uma vez que os diversos indicadores econômicos, que avaliam a oferta de crédito pelo maior rigor na seletividade, apresentaram desaceleração do crescimento ao longo do ano", avaliaram os economistas da Boa Vista em nota distribuída à imprensa. "Pelo lado da demanda, a maior cautela do consumidor influenciou um ajuste no mercado de crédito e de consumo, com redução, por exemplo, da inadimplência e do ritmo de atividade do comércio."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente