Participamos do

Anac: todas as solicitações de slots foram autorizadas

19:50 | Jan. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou todas as solicitações de slots (horários de chegadas e partidas) para voos regulares para o período da Copa do Mundo 2014, que compreende o período de 6 de junho a 20 de julho, informou a agência por meio de nota.

Como a agência já havia divulgado, foram solicitados mais de 160 mil slots, o que representa aproximadamente 80 mil voos incluídos ou alterados para o período. Dentro desse número incluem-se 1.973 novos voos.

A Anac esclareceu que as solicitações foram atendidas considerando-se o número de alterações apresentadas por companhia aérea e a capacidade de pista, de pátio e de terminal dos 25 aeroportos coordenados pela agência durante o mundial (12 nas cidades-sede e outros 13 localizados até 200 quilômetros de distância dessas cidades).

As companhias aéreas ainda deverão analisar as autorizações concedidas para solicitar ajustes necessários e consolidar a malha. Novos slots poderão ser pedidos, sempre de acordo com a capacidade dos aeroportos, e os horários disponíveis ainda poderão vir a ser alocados. "As empresas que não tiveram um determinado pedido de slot contemplado sempre poderão optar por alternativas apresentadas pela Anac quando não se tratar de um aeroporto plenamente ocupado. Ou seja, sempre que houver infraestrutura para o processamento do voo e o horário solicitado não estiver disponível, a agência oferecerá outras opções", informou.

Após o sorteio dos jogos da Copa, em 6 de dezembro, as companhias aéreas avaliaram as necessidades de ajuste em suas malhas e tiveram até 20 de dezembro para apresentar alteração ou inclusão de seus horários de partidas para voos regulares, tendo como base a malha vigente no período de 13 de junho a 13 de julho deste ano (malha de inverno).

Voos não regulares

A Anac também informou que a partir de agora terá início o processo de alocação de slots para voos não regulares para cobertura do período dos jogos da fase de grupos (1ª fase) do Mundial, cujo calendário já estará definido. Segundo a agência, apenas em 24 de junho será aberto prazo para solicitação de slots para voos não regulares para a fase eliminatória, uma vez que a definição desses jogos dependerá da fase anterior.

A agência não informou quais serão os procedimentos para solicitação de slots para aviação geral nos 25 aeroportos coordenados e justificou que essa demanda é observada apenas em data próxima ao início do evento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente