Participamos do

Agência Estado divulgará Índice de Estoques FecomercioSP

13:50 | Jan. 20, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Agência Estado inicia, nesta segunda-feira, 20, a divulgação em primeira mão do Índice de Estoques FecomercioSP. O indicador mede mensalmente a percepção de adequação de estoques pelo comércio varejista na Região Metropolitana de São Paulo e sinaliza tendências para a atividade do setor. Os dados do levantamento são divulgados todo dia 20 de cada mês.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apura mensalmente a situação dos estoques de aproximadamente 600 empresas de comércio de bens duráveis, semiduráveis e não duráveis - cerca de 90% delas são de pequeno porte, com até 50 funcionários.

Calculado desde junho de 2011, o índice vai de 0 a 200 pontos. Números acima de 100 pontos indicam estoques adequados e abaixo desse patamar neutro são classificados como inadequados. Do porcentual de respostas com percepção de estoques inadequados, a entidade também desdobra a avaliação dos empresários em níveis "abaixo" ou "acima" do desejável.

"O indicador é um subsídio relevante para a indústria, que passa a ter um novo termômetro para a perspectiva de pedidos futuros", diz o diretor-presidente da FecomercioSP, Antonio Carlos Borges. Segundo ele, os dados do levantamento também podem ser usados em modelos que ajudem a traçar o rumo da atividade e da condução da política monetária.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente