PUBLICIDADE
Notícias

Tuneladoras desembarcam no Porto do Pecém

Os equipamentos foram adquiridos mediante licitação feita em junho de 2012 e custaram R$ 128.2

12:16 | 02/09/2013
NULL
NULL

As duas tuneladoras que serão utilizadas na escavação dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza já foram desembarcadas no Porto do Pecém. Os equipamentos chegaram da cidade de Shangai na China na última quarta-feira, 28.


As maquinas, que fazem parte de um total de quatro do tipo Tunnel Boring Machine (TBM), chegaram a Fortaleza através do Spring Canary fretado exclusivamente para esse tipo de transporte.

Ambas foram adquiridas mediante licitação feita em junho de 2012 e custaram R$ 128.2. Na ocasião, a empresa vencedora do processo foi a americana The Robbins Company. A previsão é de que as duas outras máquinas devam chegar ao Ceará até o final de 2013.

De acordo com o governo do Estado, as tuneladoras estão sendo preparadas para testes e posterior desembarque em Fortaleza. A liberação dos equipamentos pela Alfândega para transporte até a capital deve levar cerca de 10 dias.

A ideia é que, desembarcados os contêineres, as peças deverão ser levadas até a área do emboque (local onde será iniciada a escavação do túnel nas proximidades da Estação Central de trens).

O Contrato com a empresa The Robbins Company inclui também um maquinário composto de Correias Transportadoras para o deslocamento do material escavado nos 20 km de túneis; Formas e Equipamentos Auxiliares a serem utilizados em duas fábricas de anéis, além de quatro Sistemas de Ventilação.

Shield
Conhecido com Shield e responsável pelo processo de escavação, a parte dianteira das tuneladoras possui 6,9 metros de diâmetro, 10 metros de extensão e pesa cerca de 460 toneladas.

Em sua parte traseira serão montados os “back-ups”, componente formado por cabine de controle; painéis elétricos; unidade hidráulica; sistemas de lubrificação, espuma e injeção de Grount, câmara de primeiros socorros, dentre outros sistemas auxiliares.

Juntos, shield e backup têm 125 metros de extensão, com cerca de 737 toneladas. Ainda segundo o governo, já foram recebidos os Equipamentos Auxiliares e as Formas para duas fábricas de anéis e o Sistema de Ventilação. Esse maquinário, que será utilizado nas escavações, possui quatro sistemas independentes para cobrir toda a extensão do túnel.

Segundo informações do governo do Estado, os equipamentos já estariam guardados no Complexo Portuário do Pecém.

Redação O POVO Online com informações do Governo do Estado do Ceará

TAGS