PUBLICIDADE
Notícias

Schäuble diz que Grécia precisa de � 4 bi extras em 2014

09:22 | 02/09/2013
A Grécia precisa de pelo menos 4 bilhões de euros (US$ 5,3 bilhões) em recursos extras para fechar suas contas em 2014, afirmou nesta segunda-feira o ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, descartando a possibilidade de um novo desconto à dívida grega, segundo parlamentares alemães.

Os comentários de Schäuble vieram após uma reunião do comitê de Orçamento da câmara baixa do Parlamento, da qual o ministro participou.

"Com base na avaliação de hoje, estamos falando de cerca de 4 bilhões a 4,5 bilhões de euros", comentou Norbert Barthle, parlamentar sênior e porta-voz de Orçamento do partido conservador da chanceler alemã, Angela Merkel. Barthle também participou da reunião.

Já Priska Hinz, parlamentar do oposicionista Partido Verde, disse após o encontro que Atenas precisará de 4 bilhões a 6 bilhões de euros.

Após a reunião, Schäuble disse a repórteres que a Grécia tem uma necessidade financeira extra, mas sem citar números. O déficit é resultado da lentidão no processo de privatização e de discussões atuais sobre uma proposta para transferir lucros do banco central grego com empréstimos concedidos a Atenas como parte de pacotes de resgate.

Schäuble disse também ser contrário à capitalização retroativa de bancos com fundos do Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês), o fundo de resgate permanente da zona do euro.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) calcula que a Grécia precisará de mais 11 bilhões de euros nos próximos dois anos num eventual terceiro programa de ajuda.

Até agora, Atenas já recebeu 246 bilhões de euros em ajuda internacional da chamada troica de credores, que inclui a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o FMI. O programa da zona do euro expira em meados de 2014 e os empréstimos do FMI vão até 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS