PUBLICIDADE
Notícias

PWC: mineradoras se preparam para manter lucratividade

12:00 | 24/09/2013
As produtoras de minério de ferro estão se preparando para manter uma alta lucratividade mesmo diante de um ciclo de crescimento menor, disse ao Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado, o sócio e líder de Mineração da PwC Brasil, Ronaldo Valiño.

Segundo o especialista, o ciclo para as mineradoras de minério de ferro ainda não terminou, mas vem se mostrando com um ritmo menos elevado. "A China ainda está crescendo 7%, e isso é fabuloso", disse. Para Valiño alguns outros fatores também estão ajudando as mineradoras a continuar suas trajetórias de crescimento. Os Estados Unidos têm mostrado sinais de recuperação, assim como a Europa, que vem esboçando sinais de melhora. "O que não irá mais acontecer é o crescimento visto na década de 2000, quando os preços dobravam", disse.

Assim, se preparando para esse ritmo menos robusto de expansão, as mineradoras estão trabalhando na redução de custos e também na venda de ativos fora do negócio principal (core business). "As mineradoras estão muito focadas em melhorar a performance", disse.

No outro sentido estão as mineradoras de outras commodities, como o ouro e o níquel, exemplificou Valiño. Segundo ele, essas fabricantes vivem um cenário em que os preços dos insumos estão em declínio, ao contrário do minério de ferro, que vem em um patamar elevado de preços.

TAGS