PUBLICIDADE
Notícias

PIB do Ceará registra cresciimento de 3,95% no segundo trimestre de 2013

12:34 | 05/09/2013

A economia do Ceará voltou a ganhar fôlego no segundo trimestre de 2013. Após registrar o menor crescimento em 10 anos (1,94%) no primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado voltou a registrar crescimento. Com índice de 3,95% para o 2013.1, o somatório das riquezas estaduais correspondeu às expectativas de economistas e analistas de mercado. Os dados foram apresentados ontem pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

 

Os números também apontam os resultados do primeiro semestre deste ano. Nesse sentido, a taxa acumulada do Ceará foi de 2,95% contra 2,6% no Brasil. O indicativo representa crescimento de até 13 trimestres consecutivos da economia do estado se comparada ao desempenho nacional. “Parece que a economia inicia-se num processo de recuperação ou aceleração quando comparado com o segundo trimestre de 2012”, afirma Flávio Ataliba, diretor-geral do instituto.


O setor industrial do Ceará apresentou, no segundo trimestre de 2013, o melhor desempenho, fechando com crescimento de 7,59, com destaque para o segmento “extrativa mineral”, com incremento de 60,3 por cento.

Já o setor agropecuário cearense apresentou o segundo melhor resultado, evoluindo 5,97 por cento, abaixo do desempenho do PIB nacional, que ficou em 13 por cento, consequência direta da falta de chuvas no Estado e que atingiu toda a região Nordeste.

Em contrapartida, o setor de serviços cresceu 3,69 por cento, ficando acima da média nacional no período, que foi de 2,4 por cento.O segmento transporte, com 9,65 por cento, apresentou maior resultado no setor, seguido por “alojamento e alimentação”, com 3,66 por cento; “outros serviços”, com 3,53 por cento, e “comércio”, com 3,47 por cento.

 

PIB

O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a saber: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Com informações do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará
Redação O POVO Online com informações do Ipece 

TAGS