PUBLICIDADE
Notícias

Merkel rapidez na regulação de setor bancário paralelo

10:02 | 03/09/2013
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, fez fortes críticas nesta terça-feira ao que chamou de "tendências obstrutivas" na regulação de bancos paralelos, pedindo às nações do G-20 que avancem na legislação para o setor durante a reunião de cúpula de dois dias prevista para começar na quinta-feira, em São Petersburgo.

Falando na câmara baixa do Parlamento alemão, Merkel disse que vai combater esforços para adiar a regulação do setor, que inclui fundos de hedge e veículos estruturados de investimento e que teria contribuído para a instabilidade do sistema financeiro global.

"Infelizmente, tivemos pouco progresso na regulação de bancos paralelos", disse Merkel aos parlamentares. "O G-20 vai ser ridicularizado se não fizermos avanço." Merkel falou quase três semanas antes das eleições nacionais da Alemanha, no próximo dia 22.

A comunidade internacional tem pressionado para que a regulação do setor paralelo seja aprimorada após a falência do Lehman Brothers, em 2008, levar à insolvência de muitos bancos e ameaçar a estabilidade dos sistemas financeiro e bancário mundiais.

Atualmente, os bancos estão sujeitos a uma supervisão mais rígida e a maiores exigências de capital. O setor bancário paralelo, no entanto, é pouco regulado apesar do enorme impacto que tem sobre o sistema financeiros ao movimentar trilhões de euros em investimentos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS