PUBLICIDADE
Notícias

Governo do Japão eleva avaliação econômica

23:47 | 12/09/2013
O governo do Japão divulgou há pouco o seu relatório econômico mensal, no qual elevou a sua avaliação da economia pela primeira vez em dois meses, afirmando que os recentes movimentos do índice de preços mostraram que a economia está se aproximando de sair da deflação.

No seu relatório econômico mensal de setembro, o governo atualizou seus pontos de vista sobre a economia, dizendo que "a economia japonesa está no caminho certo para estabelecer uma recuperação moderada". Além disso, o relatório informou que as elevações de preços recentes "indicam que a deflação está acabando."

Além disso, o relatório apontou que os investimentos de capital estão mostrando sinais de recuperação , principalmente entre as indústrias não manufatureiras.

A avaliação das exportações e do consumo privado, porém, foi rebaixada. De acordo com um funcionário do governo japonês, o ritmo nas compras de automóveis perdeu força, enquanto as exportações para a China, que estavam se recuperando rapidamente, voltaram a recuar. O membro do governo japonês acrescentou que, embora houvesse sinais de crescimento sustentável, a economia ainda não entrou totalmente em um ciclo "virtuoso."

O relatório econômico foi divulgado após a publicação de uma série de indicadores que sinalizaram que a economia japonesa está melhorando, incluindo dados que mostraram que a terceira maior economia do mundo cresceu a um ritmo mais rápido no segundo trimestre do que o estimado anteriormente. Muitos economistas disseram que o fato de Tóquio sediar os Jogos Olímpicos de 2020 vai dinamizar a economia do país. A cidade avalia que as Olimpíadas podem refletir um impacto econômico de 3 trilhões de ienes para a economia do país.

Na segunda-feira, o governo revisou para cima os seus dados do produto interno bruto (PIB) referentes ao segundo trimestre. A economia teria crescido 3,8% entre abril e junho e não 2,6% como publicado nas estimativas.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que vai tomar uma decisão final sobre o aumento dos impostos sobre vendas no início de outubro. De acordo com a imprensa japonesa, Abe teria pedido ao seu gabinete a elaboração de um pacote econômico para conter os impactos do aumento da taxa. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS