PUBLICIDADE
Notícias

Focus prevê Selic de dois dígitos em 12 meses

09:28 | 02/09/2013
Metade das cerca de 100 instituições financeiras consultadas pelo Banco Central por meio de sua pesquisa Focus projeta que a Selic voltará à casa de dois dígitos daqui a 12 meses, como revela o documento distribuições de frequência, publicado na manhã desta segunda-feira, 2, pela autoridade monetária.

Pelo levantamento, pouco mais de 50% dos analistas entrevistados em 30 de agosto - última sexta-feira - previam a taxa básica de juros em 10,00% ao ano 12 meses à frente. Este é o nível apontado mais vezes pelos profissionais que participaram da pesquisa. Se confirmado esse prognóstico às vésperas da disputa presidencial, em setembro do ano que vem, a presidente Dilma Rousseff tentará a reeleição com uma taxa de dois dígitos.

Na apuração feita pelo BC um mês antes, em 31 de julho, a amostragem revelava que perto desse mesmo número de profissionais contava com a Selic em 9,50% ao ano 12 meses depois. Ao final de junho, o porcentual aguardado já era de 9,50%, mas a fatia que esperava esse patamar era menor, de quase metade do total de agentes entrevistados.

O levantamento do BC mostra ainda que a mediana das estimativas do mercado financeiro para os juros 12 meses à frente para esse indicador estava em 9,50% ao final de agosto ante 9,25% ao ano no encerramento de julho e de 9,00% ao ano no fim de junho. Em maio, a mediana das projeções era de 8,50% ao ano e, em abril, de 8,00% ao ano.

TAGS