PUBLICIDADE
Notícias

Economistas cortam projeção de crescimento do México

14:02 | 02/09/2013
Economistas ouvidos pelo Banco do México reduziram suas previsões para o crescimento do país neste ano e no próximo, após uma contração inesperada no segundo trimestre. A projeção agora é que o PIB avance 1,8% este ano, segundo os 35 economistas ouvidos na pesquisa de agosto do banco central. Em julho, essa estimativa era de alta de 2,7%.

A nova previsão está em linha com a estimativa oficial do governo, que cortou sua projeção de 3,1% para 1,8%, após a agência de estatísticas revelar que o PIB encolheu 0,74% no segundo trimestre, ante os três primeiros meses do ano. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, houve alta de 1,5%.

Os economistas ouvidos pelo BC também reduziram a projeção para 2014, e agora esperam um crescimento de 3,7%, ante estimativa de 4% anteriormente.

A desaceleração da economia coincide com um arrefecimento na inflação, que está rodando em uma taxa anual de 3,5%. Isso abriria caminho para o banco central cortar os juros, mas, com a possibilidade da autoridade monetária dos EUA começar a reduzir seus estímulos, a maioria dos analistas acredita que o BC não deve mexer na taxa básica na sua reunião desta semana. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS