PUBLICIDADE
Notícias

Copom prevê aumento no preço do botijão de gás em 2013

09:54 | 05/09/2013
A ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira, 5, pelo Banco Central, não trouxe avaliações específicas a respeito do rumo dos preços da gasolina, ou uma projeção para o aumento desse combustível, como gostaria o mercado financeiro, mas indicou uma elevação das estimativas para o preço do botijão de gás. A expectativa do colegiado é de um aumento de 2,5% para esse produto em 2013 - até a ata passada, a projeção era de manutenção dos preços. Para a gasolina, o comitê preferiu manter a expectativa de uma elevação de 5% este ano, como já constava em documentos anteriores.

Ainda nesse trecho sobre as previsões de aumento de produtos e serviços, a ata trouxe uma perspectiva de recuo maior na tarifa residencial de eletricidade, de aproximadamente 16%, ante redução de 15% considerada na reunião do Copom de julho. Essa estimativa, de acordo com o documento, leva em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais anunciadas e os reajustes e revisões tarifárias ordinários programados para este ano.

O Copom alterou também a projeção de redução na tarifa de telefonia fixa para o acumulado de 2013, para 1,0%, ante recuo de 2% considerados na reunião do Copom de julho. No caso do conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, foi mantida a expectativa de alta de 1,8% para o acumulado de 2013 e de 4,5% para 2014.

TAGS