PUBLICIDADE
Notícias

Cenário econômico mundial se manteve complexo, BC

11:59 | 26/09/2013
O cenário econômico mundial permaneceu complexo, com mudanças significativas ao longo do primeiro semestre de 2013, conforme nota do Banco Central divulgada nesta quinta-feira, 26, pela assessoria de imprensa a respeito do Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do primeiro semestre.

Conforme o comunicado, no segundo trimestre, houve elevação na volatilidade dos mercados, com efeitos adversos especialmente nas economias emergentes, onde as condições de financiamento ficaram menos favoráveis. Isso, conforme o documento, teria levado a quedas nos mercados acionários e a desvalorizações cambiais. No Brasil, o BC constatou que houve redução nos ativos de alta liquidez devido à elevação da estrutura a termo da taxa de juros e ao aumento da volatilidade nos mercados.

Mesmo assim, conforme a instituição, a liquidez das instituições financeiras permaneceu elevada, atestando o baixo risco de liquidez do sistema bancário brasileiro. O REF é uma publicação semestral destinada a apresentar, com foco no risco sistêmico, os principais resultados das análises sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

TAGS