PUBLICIDADE
Notícias

BCE eleva projeções para o PIB e inflação este ano

11:25 | 05/09/2013
O Banco Central Europeu (BCE) elevou levemente suas projeções para o crescimento do PIB da zona do euro este ano, revisando para cima também sua estimativa de inflação. Enquanto isso, a expectativa de expansão da economia em 2014 foi cortada, sendo que a previsão de inflação no ano que vem ficou estável.

O presidente do BCE, Mario Dragui, afirmou que a equipe da instituição prevê uma retração de 0,4% no PIB deste ano e um crescimento de 1,0% em 2014. Ante as projeções de junho, a previsão para este ano foi revisada para cima em 0,2 ponto porcentual, enquanto a estimativa para o próximo ano foi cortada em 0,1 ponto porcentual.

Em relação à inflação, o BCE elevou a projeção para 2013 de 1,4% para 1,5% e manteve a previsão para o próximo ano inalterada em 1,3%. A meta de inflação na zona do euro é definida como "próxima, mas abaixo de 2%". Segundo Draghi, as expectativas de inflação estão firmemente ancoradas, devido a "generalizada fragilidade da economia" e desdobramentos nos preços de energia.

Os riscos para a inflação estão amplamente balanceados no médio prazo. Os riscos de alta estão relacionados com aumentos nos preços das commodities e elevações acima do esperado em preços administrados e impostos indiretos. Já os riscos de baixa vêm de uma recuperação econômica mais fraca que o esperado. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS