PUBLICIDADE
Notícias

Quem entende o rótulo do alimento que consome?

09:49 | 03/08/2013

Você lê os rótulos dos alimentos que compra e consome? Provavelmente não. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). A maioria dos consumidores tem interesse pelas informações nutricioais dos produtos, mas não entende exatamente o que quer dizer números como os da embalagem de um biscoito recheado: 141 calorias, 6 g de gorduras totais e 78 mg de sódio.


"Apesar de a informação ser procurada, ela ainda é de difícil entendimento pelos consumidores", explica Ana Paula Bortoletto, nutricionista e pesquisadora do Idec. Foram ouvidas 807 mulheres em Porto Alegre, São Paulo, Goiânia e Salvador e revelou-se que os indicadores mais populares são quantidade de calorias, proteínas, sódio e carboidratos. Das mulheres ouvidas, um pouco mais de seis em dez mulheres disse ler, sempre ou às vezes, a tabela nutricional nos rótulos. O número é proporcional ao dar conta de que 40% entendem só parcialmente ou não entendem as informações.


O IDEAL
Desde 2006 é obrigatório divulgar as informações nutricionais dos produtos, seguindo o acordo de rotulagem do Mercosul. O Idec, no entanto, defende uma abordagem mais ousada, com a inclusão de alertas nas embalagens de produtos com altos teores de açúcares, sal ou gorduras. Outra possibilidade é o uso de cores que sinalizem claramente produtos que devem ser consumidos com cautela.


Para 78% das mulheres entrevistadas, as informações nutricionais poderiam ser mais compreensíveis, caso fossem em gráficos, como um semáforo nutricional. E ainda, 96% delas acham que frases de alerta ajudariam na escolha dos alimentos.

Redação O POVO Online

TAGS