Projeto de logística do governo terá novas concessões
À equipe do trem-bala, ele avisou que "férias, só em 2015". Isso porque o leilão foi adiado em pelo menos um ano. As novas etapas do PIL contemplarão hidrovias, como antecipou ao Estado a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Estão entre elas a Tietê-Paraná e a Araguaia-Tocantins.
Também deverão integrar a lista as BRs 251 e 365 nos trechos que ligam Salinas (MG) a Montes Claros (MG) e ao Triângulo Mineiro, a BR 364 entre São Simão (GO) e Rondonópolis (MT) e o trecho paranaense da BR 163.
Em ferrovias, estão em estudo, entre outros projetos, as ligações ferroviárias entre Lucas do Rio Verde (MT) e Porto Velho (RO), e de Figueirópolis (TO) e Barreiras (BA), que vai integrar a Ferrovia Norte-Sul à Ferrovia Oeste-Leste (Fiol).
Sugestões
"Estamos começando a preparar as ações para elas serem contratadas em 2014 e 2015", explicou. Os projetos foram selecionados a partir de sugestões apresentadas por mais de 20 entidades sobre o que consideram prioritário em logística. "Fizemos duas ondas, as mais prioritárias e as um pouco menos prioritárias." Ele informou que "não importa" se esses empreendimentos serão tocados como obra pública ou concessão.
Cabe à EPL montar a "prateleira de projetos" que a presidente Dilma Rousseff prometeu deixar cheia até o final de seu governo. Ontem, ele reuniu a equipe que cuida do TAV e informou que os trabalhos prosseguem normalmente, agora com o desafio de elaborar um projeto de engenharia "genérico", que antes deveria ser feito conforme o padrão usado pelo vencedor da licitação.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.