PUBLICIDADE
Notícias

Pastore: sem preços administrados, inflação roda a 8%

12:04 | 05/08/2013
O ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore disse que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA), que mede a inflação oficial. deve subir perto de 6% neste ano e atingir 6,5% em 2014. "A inflação no País está reprimida", comentou, referindo-se às medidas que o governo adotou para conter a elevação dos preços, como a decisão de não elevar as tarifas de passagens de ônibus em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro. "Sem preços administrados, a inflação no Brasil está rodando perto de 8%", afirmou.

Na opinião de Pastore, a ação do Banco Central para conter a inflação está colaborando para que a economia apresente um ritmo de baixo crescimento. Contudo, ele também destacou que isso está ocorrendo por causa de outros fatores, como expansão contida dos investimentos, confiança dos consumidores em queda e tendência de aceleração marginal da taxa de desemprego e redução do ritmo de alta dos salários reais.

"O PIB deve crescer 1,9% neste ano e 2% em 2014. Neste contexto, pode-se esperar um cenário de baixos lucros para as empresas no curto, embora a rentabilidade deve se recuperar lá na frente em função da depreciação real do câmbio", comentou Pastore. Em função disso, ele ressaltou que as perspectivas não são favoráveis para o mercado de ações nos próximos trimestres. Pastore participou, nesta segunda-feira, 5, do evento Automotive Business, Indústria Automobilística Planejamento 2014, na capital paulista.

TAGS