PUBLICIDADE
Notícias

ONS discutirá apagão na 2ª-feira para elaborar relatório

16:46 | 29/08/2013
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se reunirá na segunda-feira, 2, com todos os agentes envolvidos no apagão desta quarta-feira, 28, que atingiu a totalidade dos Estados da Região Nordeste, para elaborar o Relatório de Análise de Perturbação (RAP). O documento será entregue à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reuniu em caráter extraordinário na manhã desta quinta-feira, 28, para debater o apagão, com a presença de representantes das empresas responsáveis pelas instalações e equipamentos envolvidos no desligamento.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o ministro Edison Lobão recomendou à Aneel uma "rigorosa fiscalização sobre a ocorrência, visando apurar as falhas verificadas". Citando relato do ONS, o MME afirmou que o apagão foi provocado pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste-Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas no interior do Piauí.

Segundo a nota, foram identificados focos de queimadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, mais precisamente entre as estruturas das torres de números 412 a 416. "O sistema de segurança atuou isolando a Região Nordeste do resto do País. A recomposição do sistema foi imediatamente acionada e, por volta de 17h30, todas as capitais do Nordeste já estavam sendo abastecidas", completou o ministério.

TAGS