PUBLICIDADE
Notícias

FGV prevê IPC-S de 0,20% no fechamento de agosto

12:40 | 01/08/2013
O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getulio Vargas (FGV), Paulo Picchetti, informou que o comportamento dos preços em agosto não deve ser tão favorável quanto foi em julho, quando houve deflação de 0,17%, a primeira taxa mensal negativa desde julho de 2011 (-0,04%). "O resultado é pontual e a situação deve mudar este mês", afirmou, em entrevista para comentar o índice de julho. A previsão do economista é que o IPC-S feche o mês com inflação de 0,20%.

De acordo com Picchetti, alguns itens que ajudaram a puxar os preços para baixo em julho devem deixar de ajudar em agosto. Por exemplo, o alívio que a revogação dos aumentos das tarifas de transporte urbano no final de junho produziu em Transportes não vai se repetir. Além disso, itens de alimentação in natura, como tomate e mamão papaia, já apresentam desaceleração da queda nas pesquisas de ponta (semanais) da FGV.

"Tomate, mamão papaia, cebola e tarifa de ônibus urbano foram as maiores contribuições negativas para o índice em julho, divulgado nesta quinta-feira, 1. Não fossem eles, teríamos inflação de 0,10%", informou, acrescentando que as participações somadas desses itens no IPC-S foi de -0,27 ponto porcentual.

TAGS