PUBLICIDADE
Notícias

Duplicação de BRs prevê rede de fibra ótica

13:07 | 01/08/2013
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que a concessionária que arrematar os lotes para as obras de duplicação e reparos nas BRs 050 e 262 terá de instalar uma rede de fibras óticas ao longo das rodovias federais. De acordo com os documentos divulgados, serão dois cabos compostos de 36 fibras óticas que serão cedidos à Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal do governo responsável pelas concessões de transporte.

O programa de exploração da rodovia (PER), que especifica todas as condições para execução do contrato de concessão, estipula que os cabos deverão conter a marca "EPL - ANTT para efeito de identificação em caso de acidente ou roubo" e precisarão de proteção adicional nos "locais onde seja constatada a presença de roedores".

A concessionária fica obrigada a manter as fibras em "perfeito estado de uso", conforme determina a minuta de contrato. Se a estrutura tiver ociosa por parte da EPL, o sistema de fibra ótica poderá ser franqueado à concessionária.

O leilão de concessão está marcado para 18 de setembro. O trecho da BR-050 tem 425,8 quilômetros de extensão e passa pelos Estados de Goiás e Minas Gerais. O trecho da BR-262 tem 376,9 quilômetros nos Estados de Espírito Santo e Minas Gerais.

TAGS